domingo, 1 de maio de 2016

os lugares vazios





já há tantos lugares vazios, mãe


Não o merecias, mãe. A vida prega-nos partidas e aí percebemos que não somos imunes às histórias tristes que ouvimos tantas vezes. Acontece-nos a nós também. Não é só aos outros. Nós, afinal, também somos os outros para alguém. E ser mãe não acaba nunca. Mas não o sabemos antes de o ser. Percebemos apenas quando a vida nos põe à prova. Já era tempo de teres descanso, calma, tranquilidade, já deverias ter apenas aquela sensação de dever (bem) cumprido, e eis que a vida te prega uma partida, das grandes. E os teus olhos de mãe rejeitam aquilo que deverias ver. Mas percebo-te: simplesmente não podes deixar de ser mãe. 


... já há tantos lugares vazios, como no poema...e eles já estavam assim, nós é que não víamos...



«na hora de pôr a mesa, éramos cinco: 
o meu pai, a minha mãe, as minhas irmãs 
e eu. depois, a minha irmã mais velha 
casou-se. depois, a minha irmã mais nova 
casou-se. depois, o meu pai morreu. hoje, 
na hora de pôr a mesa, somos cinco, 
menos a minha irmã mais velha que está 
na casa dela, menos a minha irmã mais 
nova que está na casa dela, menos o meu 
pai, menos a minha mãe viúva. cada um 
deles é um lugar vazio nesta mesa onde 
como sozinho. mas irão estar sempre aqui. 
na hora de pôr a mesa, seremos sempre cinco. 
enquanto um de nós estiver vivo, seremos 
sempre cinco. »

José Luís Peixoto, A Criança em Ruínas

4 comentários:

  1. Não conhecia o poema, quer o texto em cima, quer depois o poema, pareceram-me tão sentidos e certos, há demasiados lugares vazios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há mesmo... e os piores são aqueles que ficam vazios em vida.

      Eliminar
  2. Olá, Princesa.
    Tanto mal faz aos olhos de uma mãe ver... preferível não ver. Preferível não entender.
    E tantos lugares vazios, tantas ausências nas presenças.
    Não, não merecia, mas é assim...

    bj amg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma angústia que espero que passe, que se resolva, pois de facto não merece.

      Obrigada!

      Bjs

      Eliminar